Praia Rasa
A escolha do local onde vamos aprender este novo esporte é tão importante quanto a escolha de nosso instrutor. Um local perigoso ou de aprendizado difícil, como a Barra da Tijuca, por exemplo, podem fazer com que o aluno desista de aprender, o que é uma pena, pois aqui na BKS nosso índice de aproveitamento e conclusão do curso é altíssimo e isso se deve ao local que escolhemos para ensinar. A Praia Rasa tem vantagens que são imbatíveis quando comparadas a qualquer outro local, mesmo com lagoas como a de Araruama, continue a leitura para entender os motivos!
Para começar, aqui é muito seguro e isso se deve a direção do vento. Nossos alunos, assim como seus equipamentos, são todos trazidos de volta para a praia em poucos minutos devido ao vento que sopra em direção a terra e não para o fundo do mar, como na Barra, ou para o fundo da Lagoa, como em Araruama. Isso nos traz tranquilidade e segurança para trabalhar sabendo que não haverão riscos. Assim que o aluno cai da prancha ou é arrastado para a parte rasa da praia, ele já pode ficar de pé e facilmente redecolar a sua pipa e voltar a praticar os seus exercícios, o que faz com que as aulas sejam muito mais produtivas.
Para ter uma ideia, em outros locais, neste momento é comum o aluno ficar um bom tempo, 40 minutos ou mais, boiando no fundo e esperando seu instrutor chegar em um bote de resgate, isso não acontece aqui na Praia Rasa, onde sua aula não para e o aprendizado é muito rápido.
A Praia Rasa fica no lado norte da península de Búzios o que faz com que ela receba apenas correntes marítimas vindas da linha do equador e as águas são sempre mornas, nunca ficando gelada ou fria.
Pelo fato de termos sido a primeira escola de kitesurf em Búzios, tivemos o privilégio de escolher a melhor localização na Praia Rasa, que não apresenta as mesmas condições em toda sua extensão. Estamos no início da praia, onde o vento ainda entra de lado, facilitando ao aluno fazer um bordo em direção ao fundo e não a beira, isso é muito importante, pois não queremos velejar em direção a beira.
Neste local que escolhemos as ondas são bem menores e na maré seca não atrapalham em nada, facilitando muito. Desça um pouco em direção ao vento, onde as escolas que chegaram posteriormente se instalaram, e tudo muda, o vento que era de lado, se torna maral, forçando os alunos a irem em direção à areia, as ondas ficam bem maiores e prejudicam muito as aulas e o básico do básico quando se pensa em aprender a velejar é desconsiderado por aqueles que pensam apenas o lado comercial de seus empreendimentos, o aluno começa a velejar já totalmente arribado (downwind), ao invés de começar na posição correta, o mais orçado possível (upwind), ou seja, no local onde a BKS está convenientemente instalada e funcionando há 20 anos, sejam bem-vindos!