top of page

História

Todos nós queremos um mundo melhor, com menos violência, com paz, igualdade social, justiça, etc, mas será que fazemos por onde termos um mundo assim? Será que simples escolhas, pequenas mudanças em nossas vidas poderiam ajudar? Quando deixamos de valorizar a coragem, a atitude de pioneiros, a história, aqueles que não imitam mas que criam, quem procura seu próprio espaço, estamos deixando de lado valores que poderiam mudar a vida em nossas cidades, em nosso país. A corrupção é cria do oportunismo, do desdém pela história e pelo pioneirismo, apoiar quem traça suas próprias linhas, quem faz o seu, sem olhar para o do vizinho, talvez seja assim que a humanidade possa novamente se encontrar e voltar a ter prazer em coisas saudáveis e simples, conheça a nossa história: 

No inicio do ano de 2001 fui convidado pelo então presidente da Associação Brasileira de Kitesurf, a ABK, para fazer o que seria o primeiro site na internet com noticias diárias sobre o esporte. Eu já havia editado um jornal de surfe e trabalhado como editor no site Ricosurf.com e a minha parceira Joyce é analista de sistemas e web designer então, assim, demos início ao trabalho que teve uma ótima repercussão. 

Em meados de 2002, eu decidi aprender o esporte e me tornar instrutor. Escolhemos a cidade de Armação dos Búzios, pois aqui ainda não haviam escolas e seríamos os primeiros, dando início a nossa atividade sem atrapalhar a vida e os objetivos de outras pessoas. Com R$ 100 emprestados de nossa cunhada, eu, a Joyce e nossa filha, Ursula, enchemos nossa pequena camionete com nossos poucos pertences e deixamos Vargem Pequena, na zona oeste do Rio, em direção a Búzios, para nunca mais voltar. O detalhe é que eu ainda não sabia velejar de kite, mas já contava com o apoio da Rio Wind, de Kao Spillman que nos forneceu kites e bandeiras e um apoio muito importante do amigo de infância Giorgio Virzi que, não apenas nos forneceu todo material necessário para dar aulas, assim como financiou nosso curso para instrutores pela IKO. Outra pessoa importante nesta época foi o Frajola que chegou a me dar algumas aulas na areia na Barra mas, principalmente, pelo apoio que nos deu durante os 5 dias de curso em Araruama, quando, muitas vezes, ele não apenas pagou meu almoço mas também forneceu a gasolina para que eu pudesse ir e voltar a Búzios diariamente. Fica aqui o meu muito obrigado a todos que nos ajudaram a conseguir nossos objetivos.

Acabei aprendendo a velejar sozinho em Búzios, com muita dificuldade  e riscos e o fato de ter sido autodidata me vez aprender muitas coisas que de outra forma não seria possível. Ao longo dos anos formamos muitos instrutores e ajudamos a todos que apareceram por aqui querendo trabalhar neste ramo.

Como vocês podem ver nas fotos ao lado, estamos usando equipamentos de apenas duas linhas, sem os mínimos recursos de segurança, esta experiência de ter aprendido sozinho e com equipamentos precários nos tornou muito bons naquilo que fazemos com gosto. Inventamos nossa própria didática e metodologia e com todos erros e acertos podemos dizer com confiança, hoje em dia, que chegamos a um alto nível de entendimento de como ensinar da melhor forma possível.

Além da Praia Rasa, nós já demos aulas em Tucuns, Arubinha, Peró, Monte Alto, Campos, além de diversas praias no estado do Rio Grande do Norte, onde residimos por 6 meses em 2007. Já atendemos milhares de alunos e jamais alguém se machucou conosco. 

Fazer uma aula ou um curso na BKS é valorizar toda essa história, esse aprendizado de vida, essa experiência que nos torna diferentes e nos da força para não temer a competição. Venha conhecer este trabalho, a luta de uma família que achou neste esporte uma linha de vida, e que continua acreditando no que faz, mesmo nos dias de hoje, onde parece que cada vez mais, se esqueçam esses valores, se deixe para traz aquilo que poderia ser um exemplo, enfim toda uma maneira de se pensar e viver em sociedade!

Bons ventos!

bottom of page